Spco Logo Banner Spco
Fita Métrica
 
     
  Balão  
 
Balão

O balão intragástrico de silicone foi desenvolvido por Fred C. Gaun  em 1986 e é uma terapêutica endoscópica e não uma cirurgia.

O balão intragástrico é utilizado de uma forma temporária (6 meses) para perda de peso em doentes que tenham pelo menos um excesso de peso superior a 40% do peso ideal e que não perderam peso com um programa médico devidamente orientado para esse fim.

O balão intragástrico tem como função provocar uma sensação de plenitude gástrica, diminuindo o consumo de alimentos, facilitando assim o aprender de uma nova dieta e alterar comportamentos alimentares antigos e erróneos, substituindo-os por novos e mais racionais esquemas de alimentação. Porque as pessoas respondem de maneira diferente, o volume com que se preenche o balão pode ser ajustado para permitir uma melhor perda de peso.

As desvantagens que pode trazer este tipo de tratamento são os vómitos por vezes contínuos que podem obrigar à sua remoção . Outra das complicações ainda que mais rara é a possibilidade de o balão perfurar e esvaziar podendo provocar oclusão intestinal. Para se dar conta deste problema o balão é preenchido com soro fisiológico tingido com azul de metileno. Se o balão perfurar, o paciente nota uma alteração da cor da urina que fica esverdeada, devendo assim recorrer imediatamente ao seu médico.

 
Balão 2
 
     
   
Notícias
 
Eventos
 
6 Congresso Nacional
 
 

Nº DE VISITANTES: 674448

Todos os direitos reservados © 2011 SPCO - Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas
Desenvolvido por Dragonfly - Design e Multimédia