Spco Logo Banner Spco
Fita Métrica
 
     
  A Sociedade  
 

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Bariátrica e Doenças Metabólicas – SPCO, fundada em 19 outubro de 2000 resultou da necessidade da existência  de um organismo que desenvolvesse  e divulgasse a cirurgia bariátrica dentro da sociedade médica.

Hoje, a cirurgia bariátrica é conhecida de todos e reconhecida pelos responsáveis da Saúde e por inúmeras Sociedades Nacionais e Internacionais, atribuindo-se  uma prioridade para o tratamento dos doentes obesos e diabéticos.

Nos últimos anos o aumento do número de cirurgias bariátricas realizadas a nível nacional e internacional, deve ser encarado de uma forma premente com um processo crescente de formação e exigência técnica. Este desenvolvimento de competências tem, por certo, uma melhoria na assistência aos doentes obesos mórbidos, uma optimização nos indicadores de qualidade e consequentemente uma maior eficiência e eficácia do SNS nesta área.

A SPCO pretende defender e promover o processo de evolução/desenvolvimento da cirurgia bariátrica no nosso pais e assumir um processo de liderança nesta área, manter uma colaboração estreita com outras Sociedades Nacionais e Internacionais, assim como ter um papel de relevo na IFSO – International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.

Pretendemos, ainda, promover a colaboração com o Ministério da Saúde, DGS e com a Ordem dos Médicos.

Nesta Sociedade devem estar associados os profissionais das áreas aliadas  que normalmente se interligam com a cirurgia bariátrica. Nesse sentido a nova Direção inclui, para além de cirurgiões, representantes destas áreas.

Em novembro de 2016 iniciamos as nossas funções. Esta equipa releva o empenho no projeto desenvolvido pela anterior Direção. Com o propósito de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, tem como principais objetivos para o triénio 2016 -2019:

  • Promover a realização bienal do Congresso Nacional e Ibérico
  • Promover a formação de cirurgiões na área da cirurgia bariátrica
  • Realizar Cursos pós graduados
  • Atualizar permanentemente o site da Sociedade
  • Reforçar a aliança com Sociedade Española de Cirugía de la Obesidad Mórbida y de las Enfermedades Metabólicas- SECO e com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica  - SBCBM
  • Criar um Conselho Científico com as ciências aliadas (Endocrinologia, Nutricão e Psicologia
  • Ultimar o “guideline” Ibérico para Prevenção da TVP e TEP
  • Iniciar no próximo ano, o Curso on-line “Urgências em cirurgia bariátrica” destinado a internos e médicos não cirurgiões bariátricos.
  • Implantação de um registo nacional de cirurgias da obesidade e doenças relacionadas.

                                                                                                                                                                                                                  A Direção

       

                   
 
     
   
Notícias
 
Eventos
 
6 Congresso Nacional
 
 

Nº DE VISITANTES: 674422

Todos os direitos reservados © 2011 SPCO - Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas
Desenvolvido por Dragonfly - Design e Multimédia